Catequese em Família - 5º Ano

Paróquia da Maia - 2005/2010 (Grupo 05)

catequistas05@catequeseemfamilia.com

4ºAno >> Uma criança. Um sorriso

por Mafalda

Olá meninos,


O nosso ano da catequese juntou-se ao projecto da câmara "Uma criança, um sorriso". Assim, se tiveres um brinquedo ou um livro que já não fazes uso e quiseres fazer uma criança feliz, entrega-o na tua catequese.


No dia 13 de Dezembro-último dia de catequese, vamos leva-los à câmara pelas 14h30. Se quiseres podes vir. Para isso tens de estar na igreja às 14h. Ou vais ter à câmara. Não te esqueças de levar os teus pais.

4ºAno >> Vede Senhor Quanta Gente

por Mafalda
















(clicar na imagem para ampliar)

No dia 15 de Novembro reunimos pais, filhos e catequistas numa catequese muito especial e divertida.


Com algum trabalho pela frente, cada grupo meteu as mãos à obra com objectivo de preparar uma pequena explicação do tema que lhe foi dado. Organizamos, então 4 grupos:


-Grupo 1 (catequista Cristina): O tema abordado foi "Deus é Amor".



Este grupo optou por trasmitir os seus conhecimentos sobre o tema, numa cartolina muito bonita que demonstrava a união do grupo e como Deus está no meio deles e com eles, na amizade, no amor e no carinho. Aqui está uma fotografia do belo trabalho executado e a respectiva apresentação.







(clicar na imagem para ampliar)


- Grupo 2 (catequista Alexandra): Tema apresentado "A História de Samuel"



Este grupo ficou encarregue de transmitir aos outros pais e crinças, qual importância de sermos profetas como foi Samuel. Deus chama cad um de nós para experimentar o seu Amor na nossa vida. E como podemos escutar esta voz? Através do que escutamos na Biblia, no encontro com alguém que precisa de nós, e com muitas outras coisas. Ás vezes não escutamos só porque desejamos, mas sim quando manifestamos disponibilidade e abertura, com atenção e no silêncio.


(clicar na imagem para ampliar)

- Grupo 3 (catequista Mafalda): Tema abordado "A Bíblia"

O grupo 3 optou por fazer uma pequena representação da "História da Biblia" que encotramos neste mesmo blog numa catequese anterior.
Depois desta representação, iniciou-se uma pequena sessão de esclarecimento de dúvidas entre um pai a uma catequizanda. As perguntas foram variadas: qual a importância da biblia para um crsitão, qual a constituição da biblia, em que parte da eucaristia ouvimos os textos da bilbia, etc.. Acredito que os pais presentes conseguiram aumentar o seu conhecimento em relação a este livro.
É com muita pena que não existem fotografias sobre a apresentação deste grupo, mas acreditem... foi igualmente bonito.


- Grupo 4 (catequista Maria José): Tema "A Multiplicação dos Pães"

Este foi o grupo que mais representantes colocou em cima do palco. Reuniu todos os catequizandos para a explicação deste tema. Optaram pela explicação do tema através de um esquema, em que Jesus é o centro de tudo, da comunhão, da partilha, da solidaiedade, do amor, da fé, entre outros.
Relembramos que Jesus se dá na eucaristia e revela-se ao partir do pão. Ele é o alimento do nosso coração, do nosso espírito e da nossa vida.






(clicar na imagem para ampliar)

No final realizou-se um pequeno convivio em que saboreamos algumas expecialidades das mães nos nossos catequizandos.



Obrigado Mamãs e Papás pela vossa presença.


Convosco a catequese fica sempre a ganhar.

4ºAno >> Jesus é o Pão da nossa Vida

por Mafalda

Jesus partiu para o outro lado do mar da Galileia. Seguia-O uma grande multidão por ver os milagres que fazia nos doentes. Jesus subiu a um monte, e sentou-Se lá com os seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
Então Jesus, levanta os olhos, e vê uma grande multidão que vinha ter com ele. Ele disse a Filipe: «Onde havemos de comprar pão para lhes dar de comer?» Dizia isto para o experimentar; pois Ele sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-lhe: «Duzentos denários de pão não chegam para dar um bocadinho a cada um». André, irmão de Simão Pedro, disse-Lhe: «Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixes; mas que é isto para tanta gente?
Jesus respondeu: «Mandai sentar essa gente. Havia muita relva naquele lugar. Sentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. Então Jesus tomou os pães e, depois de dar graças, distribui-os aos que estavam sentados; fez o mesmo com os peixes, e comeram tanto quanto lhes apeteceu. Quando ficaram saciados, disse aos discípulos: «Recolhei os bocados, para que nada se perca». Recolheram-nos e encheram doze cestos de bocados dos cinco pães de cevada, que haviam sobrado aos que tinham estado a comer. Vendo aqueles homens o milagre que Ele fizera, disseram:« Este é, na verdade o profeta que está para vir ao mundo. Jesus, sabendo que viriam arrebatá-lo, para o fazer rei, retirou-Se, novamente sozinho, para o monte.

Como vimos, Jesus acolhe todos os que O segue e não deixa ninguém ninguém viver sem pão, nem naquele tempo nem agora. Todos precisamos de comer pão, para fortalecer o nosso corpo e ter energia para um dia de escola e de trabalho. O pão que Jesus nos oferece não faz nada ao corpo, mas fortalece o nosso espirito e o nosso coração.

Queridos pais, já repararam nas semelhanças desta multiplicação dos pães com a eucarística? Será coincidência? Deixo aqui esta pulguinha atrás da orelha para reflectirem e pensarem um bocadinho.

4ºAno >> 1 de Novembro

por Mafalda

Não se esqueçam... no próximo sábado não há catequese!

Até dia 8 de Novembro à mesma hora, no sitio do costume.

4ºAno >> A História do Samuel

por Mafalda

Os pais do Samuel chamavam-se El-cana e Ana. Eles amavam-se muito e queriam um filho, mas ana não podia ter filhos. Por isso, ela rezou com toda a confiança, pedindo a Deus que lhe desse esse tal filho, prometendo que se tivesse filho ele seria sacerdote.


Passado não muito tempo, Ana ficou grávida e deu à luz um menino. Ela o chamou de Samuel, que significa " pedido ao senhor". Os pais de Samuel ficaram contentes e agradeceram muito a Deus. Ana, sua mãe, cuidava dele com todo o amor e carinho e ensinava-lhe muitas coisas. Foi com ela que Samuel aprendeu a rezar e a ter Deus como um amigo.

Mas naquele tempo não existiam seminários, como existem hoje, para ele aprender a ser sacerdote. Então os seus pais levaram-no para morar num templo numa cidade chamada Silo, na antiga Palestina. Seria aí junto com o sacerdote Eli, que o pequeno Samuel começaria a preparar o seu futuro como sacerdote.


Samuel acostumou-se logo e gostou muito de viver em Silo. Todos os anos os seus pais iam visita-lo. Eles estavam felizes, e Eli abençoava-os. Assim, Samuel foi crescendo. Além de Samuel, Eli era ajudado nas tarefas do templo pelos seus dois filhos: Hofni e Fineias. Estes, ao contrário de Samuel, não se preocupavam com as coisas de Deus, nem com os deveres dos sacerdotes em relação ao povo. Eli, já bastante velho e enfraquecido, sofria muito com isso. Aconselhava-os sempre, mas em nada conseguiu modificar o comportamento dos filhos. Samuel, no entanto, continuava sempre dedicado, e Eli confiava muito nele.

Numa noite, porém, Eli estava no quarto e Samuel estava no seu.

Samuel numa noite estava quase a dormir, quando ouviu uma voz que o chamava:

"Samuel, Samuel."

Ele pensou que fosse Eli e foi imediatamente procurá-lo e disse:

"Eli chamas-te-me?"

Eli respondeu:

"Não, volta para a cama e dorme."

Samuel obedeceu, mas quando estava quase a dormir, ouviu de novo:

"Samuel, Samuel"

Outra vez pulou da cama e correu para Eli:

"Chamas-te outra vez, Eli?"

De novo Eli o mandou de volta para a cama, pois não o tinha chamado.

Pela terceira vez, Samuel ouviu novamente chamar por ele e foi ter com Eli.

O sacerdote entendeu o que era Deus que queria falar com Samuel e disse-lhe que se fosse dormir e tal voltasse a acontecer responde-se:

"Fala Senhor, que eu estou a ouvir."

Samuel fez direitinho como Eli o tinha ensinado.



Então Deus disse a Samuel que ia tirar aos dois filhos de Eli o direito de serem sacerdotes, pois estavam a desrespeitar o seu povo e Deus.



Samuel compreendeu bem o recado de Deus e ficou pensativo:

"Como vou dizer isto a Eli? Ele vai ficar muito triste. Mas Deus tem toda a razão e eu não posso desobedecê-lo."

Assim, no dia seguinte, Samuel, contou a eli tudo o que Deus disse. E o sacerdote aceitou as determinações de Deus, através das palavras de Samuel.


Pouco depois, também o povo ficou a saber tudo e Samuel tornou-se um profeta (aquele que fala em nome de Deus) no meio deles. Todos tinham um grande respeito por ele e diziam: "É um profeta, pois Deus falou com ele, e ele nos comunica as coisas de Deus".







*Não se esqueçam de pintar o desenho do Samuel e procurar, na Bíblia, a história do Samuel.*
Até para a semana :)


4ºAno >> A Biblia

por Mafalda

A Bíblia é um livro muito antigo. É o resultado de longa experiência religiosa do povo de Israel. É o registro de várias pessoas, em diversos lugares, em contextos diversos. Acredita-se que tenha sido escrita ao longo de um período de 1600 anos por cerca de 70 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais.

Os idiomas originais dos diversos livros da Bíblia são o hebraico, o grego e o aramaico. Em hebraico foi escrito todo o Antigo Testamento, com excepção de alguns livros, e de alguns capítulos do livro de Daniel, redigidos em aramaico. Em grego comum, além dos livros deuterocanónicos do Antigo Testamento, foram escritos praticamente todos os livros do Novo Testamento. Segundo a tradição cristã, o Evangelho de Mateus teria sido primeiramente escrito em hebraico, visto que a forma de escrever visava alcançar os judeus.

A palavra Bíblia provem do grego biblion que significa "os livros". É constituída por 73 livros divididos entre um Antigo e um Novo Testamento.
O termo testamento chega até aos nossos dias derivado, tanto de palavras gregas como do latim, que significam "aliança", "união" de Deus com o seu Povo.
O Antigo Testamento fala da história do povo de Deus e é composto por 46 livros. Já o Novo Testamento é constituído por 27 livros de entre os quais os Evangelhos, os Actos dos Apóstolos e o Apocalipse.
Mais a diante vamos conhecer mais informações sobre esta grande Biblioteca!

4ºAno >> Na casa da Maria

por Mafalda

"Na casa da Maria, havia uma estante com muitos livros. Todos esses livros eram utilizados, excepto um.

Um dia, esse livro começou a cair. As folhas começaram a ficar soltas. Até que, o livro que estava ao lado lhe perguntou:

- O que tens?
- Estou triste – respondeu-lhe
- Porquê?
- Porque ninguém me quer ler. Ninguém gosta de mim.
- E tu estás triste por isso? Quem me dera que não me pegassem.
- Tu não sabes o que dizes. É muito triste estar sozinho.
- Mas, que tipo de livro és tu?
- Eu sou um livro muito antigo.
- Antigo, como?
- Eu falo de coisas antes de Jesus nascer.
- És mesmo antigo. Por isso é que não pegam em ti. E de que falas tu?
- Olha eu falo do Amor, do Grande Amigo ……
- Não entendo.
- Eu estou dividido em 2 grandes partes: O Novo e o Antigo Testamento.
- Continuo a não entender.
- Falo do Antigo Testamento, das coisas que aconteceram antes do nascimento de Jesus. E do Novo Testamento, que significa que falo das coisas depois de Jesus nascer.
- E tudo isso foi escrito por uma só pessoa?
- Não. Foi escrito por várias pessoas, 70 no total. O Antigo Testamento é composto por 46 livros (5 livros do Pentateuco; 16 livros Históricos; 7 Livros Poéticos; 18 Livros Proféticos). O Novo Testamento é composto por 27 Livros ( Evangelhos:Mateus; Marcos, Lucas e João); Actos dos Apóstolos; 14 Cartas de Paulo; 7 Cartas Católicas e Apocalipse).

A conversa continuou durante vários minutos. Até que a Maria apareceu. Dirigiu-se à estante e…..

- Mãe, posso pegar na Bíblia?
- Para quê?
- Para fazer uns trabalhos da catequese.
- Ela é muito antiga e podes estragá-la. É melhor não.
- Mas mãe, eu preciso. A minha catequista disse que a Bíblia não é para estar nas estantes sem ninguém pegar nela.
- Então?
- A Bíblia é para estar num sítio onde toda a gente a possa ver e tocar.
- Como?
- Ela disse que o melhor é estar no quarto, aberta e todos os dias ler um bocado.
- Podes pegar, mas com cuidado!
- Mãe, todos os dias à noite podemos ler um bocadinho. O que achas?
- Está bem.

E assim foi. Todos os dias a Maria e a mãe liam um pouco a Bíblia ."

4ºAno >> O AMOR

por Mafalda

Este Sábado falamos na nossa catequese do Amor. Para ajudar nesta tarefa um tanto o quanto complicada contamos com a ajuda de dois amigos, a Teresa e o Ricardo (também catequistas na nossa paróquia)
Todos nós conhecemos pessoas que nos dão carinho, mas não são o Carinho. Conhecemos pessoas alegres, mas não são a Alegria. Mas temos um grande amigo que nos ama e é o Amor, e esse amor que não tem fim vem de Jesus.

Ao recordar as antigas civilizações constatamos que a palavra Deus era muito utilizada para identificar objectos, materiais ou mesmo animais que esses povos achavam ser essenciais à sua vida. Com o aparecimento de Jesus todos percebemos que o fundamental é amar, que ninguém consegue viver sem amar.

E como cristãos que somos, que acreditamos em Jesus, o nosso melhor amigo, e que o Amor é essencial à vida, chamamos a esse amor Deus.

Esta equação é bastante simples e sabe muito bem senti-la na nossa vida:

DEUS = AMOR
Demos a cada catequizando um pequeno dado em que nas suas seis faces seis pontos da arte de amar:
1. AMAR A TODOS
«Quando vocês dizem: "Amo a minha mãe, amo o meu pai, amo o meu irmão, amo o meu pai, mas a minha tia não", isto não é amor. Ou quando, na escola, dizem: "Amo a minha professora, amo aquela minha amiga, mas não amo aquela", então também isto não é amor, amor verdadeiro; assim não nos tornamos Jesus! É preciso amar a todos»





2. SER O PRIMEIRO A AMAR~

«É preciso ser o primeiro a amar. É preciso amar começando por nós. Pode acontecer que chegamos a casa e encontramos a nossa irmã que está a aborrecida, cansada, não quer fazer nada, nem sequer brincar... Não podem estar à espera que seja ela a amar; têm que ser vocês a começar; sejam os primeiros a amar, e digam: "Não estás bem? Como estás? Há algum problema? Queres falar disso? Queres ir dar um passeio? Vamos brincar? Devem ser os primeiros a amar».



3. FAZER -SE UM COM OS OUTROS

«Amar como se estivesse eu no lugar do outro. Se vires alguém que chora, faz como se fosses tu que estivesses a chorar e corre a consolá-lo. se vires alguém contente, alegra-te também tu e partilha a alegria do outro. Isto é "fazer-se uma coisa só" com o próximo».






4. AMAR OS INIMIGOS

«O único dever entre nós é amar. Devemos amar todos, mesmo quem não nos ama. Devemos amar até os inimigos. Devemo-nos comportar como Deus que ama todos. Com efeito, está escrito que Ele manda a chuva e o Sol sobre os bons e os maus. Nós rezamos e fazemos o bem àqueles que não nos amam».



5. VER JESUS NO OUTRO

«É preciso amar Jesus em todos, todos, todos, todos, mesmo naquela pessoa que é feia, naquela outra esfarrapada, naquele imigrante que não dá vontade de amar, naquela pessoa do meu pais que é antipática, naquele estrangeiro que nem quero ver... é preciso amar Jesus, porque Jesus disse, seja o que for que façamos aos outros, eles nos dirá "Foi a mim que o fizeste».





6. AMARMO-NOS UNS AOS OUTROS
«Devemo-nos amar uns aos outros como faziam os primeiros cristãos, que se amavam prontos a morrer uns pelos outros, como Jesus quer. É difícil que nos venha a ser pedido para morrer pelos outros, mas podemos sempre morrer para nós mesmos e viver para os outros».




Até para a semana :)
Ah ... não se esqueçam, no próximo sábados somos responsáveis pela animação da Eucaristia das 19h.
Mais uma coisinha ... A catequese tem o seu inicio às 15h45 e excepcionalmente termina apenas às 20h com o fim da Eucaristia (não se esqueçam ... tragam lanche).

4ºAno >> Aviso Pais

por Mafalda

(tocar na imagem para visualizar melhor)

4ºAno >>

por Mafalda

BEM VINDOS