Catequese em Família - 5º Ano

Paróquia da Maia - 2005/2010 (Grupo 05)

catequistas05@catequeseemfamilia.com

4ºAno >> A História do Samuel

por Mafalda

Os pais do Samuel chamavam-se El-cana e Ana. Eles amavam-se muito e queriam um filho, mas ana não podia ter filhos. Por isso, ela rezou com toda a confiança, pedindo a Deus que lhe desse esse tal filho, prometendo que se tivesse filho ele seria sacerdote.


Passado não muito tempo, Ana ficou grávida e deu à luz um menino. Ela o chamou de Samuel, que significa " pedido ao senhor". Os pais de Samuel ficaram contentes e agradeceram muito a Deus. Ana, sua mãe, cuidava dele com todo o amor e carinho e ensinava-lhe muitas coisas. Foi com ela que Samuel aprendeu a rezar e a ter Deus como um amigo.

Mas naquele tempo não existiam seminários, como existem hoje, para ele aprender a ser sacerdote. Então os seus pais levaram-no para morar num templo numa cidade chamada Silo, na antiga Palestina. Seria aí junto com o sacerdote Eli, que o pequeno Samuel começaria a preparar o seu futuro como sacerdote.


Samuel acostumou-se logo e gostou muito de viver em Silo. Todos os anos os seus pais iam visita-lo. Eles estavam felizes, e Eli abençoava-os. Assim, Samuel foi crescendo. Além de Samuel, Eli era ajudado nas tarefas do templo pelos seus dois filhos: Hofni e Fineias. Estes, ao contrário de Samuel, não se preocupavam com as coisas de Deus, nem com os deveres dos sacerdotes em relação ao povo. Eli, já bastante velho e enfraquecido, sofria muito com isso. Aconselhava-os sempre, mas em nada conseguiu modificar o comportamento dos filhos. Samuel, no entanto, continuava sempre dedicado, e Eli confiava muito nele.

Numa noite, porém, Eli estava no quarto e Samuel estava no seu.

Samuel numa noite estava quase a dormir, quando ouviu uma voz que o chamava:

"Samuel, Samuel."

Ele pensou que fosse Eli e foi imediatamente procurá-lo e disse:

"Eli chamas-te-me?"

Eli respondeu:

"Não, volta para a cama e dorme."

Samuel obedeceu, mas quando estava quase a dormir, ouviu de novo:

"Samuel, Samuel"

Outra vez pulou da cama e correu para Eli:

"Chamas-te outra vez, Eli?"

De novo Eli o mandou de volta para a cama, pois não o tinha chamado.

Pela terceira vez, Samuel ouviu novamente chamar por ele e foi ter com Eli.

O sacerdote entendeu o que era Deus que queria falar com Samuel e disse-lhe que se fosse dormir e tal voltasse a acontecer responde-se:

"Fala Senhor, que eu estou a ouvir."

Samuel fez direitinho como Eli o tinha ensinado.



Então Deus disse a Samuel que ia tirar aos dois filhos de Eli o direito de serem sacerdotes, pois estavam a desrespeitar o seu povo e Deus.



Samuel compreendeu bem o recado de Deus e ficou pensativo:

"Como vou dizer isto a Eli? Ele vai ficar muito triste. Mas Deus tem toda a razão e eu não posso desobedecê-lo."

Assim, no dia seguinte, Samuel, contou a eli tudo o que Deus disse. E o sacerdote aceitou as determinações de Deus, através das palavras de Samuel.


Pouco depois, também o povo ficou a saber tudo e Samuel tornou-se um profeta (aquele que fala em nome de Deus) no meio deles. Todos tinham um grande respeito por ele e diziam: "É um profeta, pois Deus falou com ele, e ele nos comunica as coisas de Deus".







*Não se esqueçam de pintar o desenho do Samuel e procurar, na Bíblia, a história do Samuel.*
Até para a semana :)