Catequese em Família - 5º Ano

Paróquia da Maia - 2005/2010 (Grupo 05)

catequistas05@catequeseemfamilia.com

4ºAno >> O AMOR

por Mafalda

Este Sábado falamos na nossa catequese do Amor. Para ajudar nesta tarefa um tanto o quanto complicada contamos com a ajuda de dois amigos, a Teresa e o Ricardo (também catequistas na nossa paróquia)
Todos nós conhecemos pessoas que nos dão carinho, mas não são o Carinho. Conhecemos pessoas alegres, mas não são a Alegria. Mas temos um grande amigo que nos ama e é o Amor, e esse amor que não tem fim vem de Jesus.

Ao recordar as antigas civilizações constatamos que a palavra Deus era muito utilizada para identificar objectos, materiais ou mesmo animais que esses povos achavam ser essenciais à sua vida. Com o aparecimento de Jesus todos percebemos que o fundamental é amar, que ninguém consegue viver sem amar.

E como cristãos que somos, que acreditamos em Jesus, o nosso melhor amigo, e que o Amor é essencial à vida, chamamos a esse amor Deus.

Esta equação é bastante simples e sabe muito bem senti-la na nossa vida:

DEUS = AMOR
Demos a cada catequizando um pequeno dado em que nas suas seis faces seis pontos da arte de amar:
1. AMAR A TODOS
«Quando vocês dizem: "Amo a minha mãe, amo o meu pai, amo o meu irmão, amo o meu pai, mas a minha tia não", isto não é amor. Ou quando, na escola, dizem: "Amo a minha professora, amo aquela minha amiga, mas não amo aquela", então também isto não é amor, amor verdadeiro; assim não nos tornamos Jesus! É preciso amar a todos»





2. SER O PRIMEIRO A AMAR~

«É preciso ser o primeiro a amar. É preciso amar começando por nós. Pode acontecer que chegamos a casa e encontramos a nossa irmã que está a aborrecida, cansada, não quer fazer nada, nem sequer brincar... Não podem estar à espera que seja ela a amar; têm que ser vocês a começar; sejam os primeiros a amar, e digam: "Não estás bem? Como estás? Há algum problema? Queres falar disso? Queres ir dar um passeio? Vamos brincar? Devem ser os primeiros a amar».



3. FAZER -SE UM COM OS OUTROS

«Amar como se estivesse eu no lugar do outro. Se vires alguém que chora, faz como se fosses tu que estivesses a chorar e corre a consolá-lo. se vires alguém contente, alegra-te também tu e partilha a alegria do outro. Isto é "fazer-se uma coisa só" com o próximo».






4. AMAR OS INIMIGOS

«O único dever entre nós é amar. Devemos amar todos, mesmo quem não nos ama. Devemos amar até os inimigos. Devemo-nos comportar como Deus que ama todos. Com efeito, está escrito que Ele manda a chuva e o Sol sobre os bons e os maus. Nós rezamos e fazemos o bem àqueles que não nos amam».



5. VER JESUS NO OUTRO

«É preciso amar Jesus em todos, todos, todos, todos, mesmo naquela pessoa que é feia, naquela outra esfarrapada, naquele imigrante que não dá vontade de amar, naquela pessoa do meu pais que é antipática, naquele estrangeiro que nem quero ver... é preciso amar Jesus, porque Jesus disse, seja o que for que façamos aos outros, eles nos dirá "Foi a mim que o fizeste».





6. AMARMO-NOS UNS AOS OUTROS
«Devemo-nos amar uns aos outros como faziam os primeiros cristãos, que se amavam prontos a morrer uns pelos outros, como Jesus quer. É difícil que nos venha a ser pedido para morrer pelos outros, mas podemos sempre morrer para nós mesmos e viver para os outros».




Até para a semana :)
Ah ... não se esqueçam, no próximo sábados somos responsáveis pela animação da Eucaristia das 19h.
Mais uma coisinha ... A catequese tem o seu inicio às 15h45 e excepcionalmente termina apenas às 20h com o fim da Eucaristia (não se esqueçam ... tragam lanche).