Catequese em Família - 5º Ano

Paróquia da Maia - 2005/2010 (Grupo 05)

catequistas05@catequeseemfamilia.com

4ºAno >> Na casa da Maria

por Mafalda

"Na casa da Maria, havia uma estante com muitos livros. Todos esses livros eram utilizados, excepto um.

Um dia, esse livro começou a cair. As folhas começaram a ficar soltas. Até que, o livro que estava ao lado lhe perguntou:

- O que tens?
- Estou triste – respondeu-lhe
- Porquê?
- Porque ninguém me quer ler. Ninguém gosta de mim.
- E tu estás triste por isso? Quem me dera que não me pegassem.
- Tu não sabes o que dizes. É muito triste estar sozinho.
- Mas, que tipo de livro és tu?
- Eu sou um livro muito antigo.
- Antigo, como?
- Eu falo de coisas antes de Jesus nascer.
- És mesmo antigo. Por isso é que não pegam em ti. E de que falas tu?
- Olha eu falo do Amor, do Grande Amigo ……
- Não entendo.
- Eu estou dividido em 2 grandes partes: O Novo e o Antigo Testamento.
- Continuo a não entender.
- Falo do Antigo Testamento, das coisas que aconteceram antes do nascimento de Jesus. E do Novo Testamento, que significa que falo das coisas depois de Jesus nascer.
- E tudo isso foi escrito por uma só pessoa?
- Não. Foi escrito por várias pessoas, 70 no total. O Antigo Testamento é composto por 46 livros (5 livros do Pentateuco; 16 livros Históricos; 7 Livros Poéticos; 18 Livros Proféticos). O Novo Testamento é composto por 27 Livros ( Evangelhos:Mateus; Marcos, Lucas e João); Actos dos Apóstolos; 14 Cartas de Paulo; 7 Cartas Católicas e Apocalipse).

A conversa continuou durante vários minutos. Até que a Maria apareceu. Dirigiu-se à estante e…..

- Mãe, posso pegar na Bíblia?
- Para quê?
- Para fazer uns trabalhos da catequese.
- Ela é muito antiga e podes estragá-la. É melhor não.
- Mas mãe, eu preciso. A minha catequista disse que a Bíblia não é para estar nas estantes sem ninguém pegar nela.
- Então?
- A Bíblia é para estar num sítio onde toda a gente a possa ver e tocar.
- Como?
- Ela disse que o melhor é estar no quarto, aberta e todos os dias ler um bocado.
- Podes pegar, mas com cuidado!
- Mãe, todos os dias à noite podemos ler um bocadinho. O que achas?
- Está bem.

E assim foi. Todos os dias a Maria e a mãe liam um pouco a Bíblia ."